08 agosto, 2012

quarta.onze


QUARTA
É certo que o quintal não era dos grandes e a chuva gostosa de ver pela janela do quarto- de- costura improvisado no corredor estreito, sempre atrai divina preguiça... preguiça vesicular... Daquelas de ficar deitado em xis no meio da cama tapete colcha chão sentindo o riso morninho bem no meio da barriga...  Feito efeito da boa dose de carninhas, no churrascão do feriado. Esquecida há dias ligada  tevê mostrou as imagens seguidamente, mesmo quando o som desapareceu de vez e aquela única luz no centro do barraco pelas frestas mudava de cor e furtava da noite à escuridão que guarda os segredos e refaz a vida de todas as estripulias do dia. Exeto quando a chuva insiste em cair toda de uma vez e o rio começa a devolver a água para as ruas do brejão da margarida, quando até os trilhos do trem temem lagoadar.  A viuvez não o engordara, mesmo com o passar dos anos e os cheiros novos da casa. Uns mais para o enjoativo. Bom mesmo sempre foi jogar bola de quando em vez com a molecada mais taluda, os pequeninos nem sabem jogar bola nem se tocam nem se mancam que detesta as cócegas, cutucadas com seus dedinhos ou qualquer coisa presa nas garrinhas das mãos... e aquela macabra trilha sonora de suas risadinhas sarcásticas violentando os ouvidos. Se fosse tão mal educado quanto o Rex, mordia feito cachorro e bagunçava logo o coreto mesmo sendo condenado sumariamente a sair correndo e andar vila toda até que esquecessem o contra ataque.
Nos passeios e nessas fugas podia ir até aquela casa branca onde mora um filho que olhava-de-canto e muitão de longe, desconfiado de algo, algum traço, mistério entr’eles. Nada denunciava nada. Apenas alguma inclinação... Os gatos têm cinco vidas e não sete como os humanos ousam lendar.
Saia de casa sempre que a bagunça desorganizava os instintos de todos fosse qual fosse longitudes e latitudes da serpente crono-sacral dos viventes, de alguma maneira ouvia tocar o sino não sabia aonde foi tino fino. Saía sem prévio destino: dias depois lera Manco na tela do computador através da vidraça bonita da casa grande azul e branca no alto da pedra pequena, Dias-Depois de morrer o Cego.
Passo a passo passo a passo passo a passo passo a passo em linha reta um salto fora poça sem passo um salto fora poça sem passo passo a passo passo a passo aden-tra-va bares biroscas botecos das cachaças e frituras de carninha e peixes daqueles de aromar o faro à milhas. Entrava também em outras casas sem comida nem bebida, por alguma razão no meio do silêncio algo afinava o tom verde-cinza dos olhos com  andar espinhaçudo modelando rua afora. Inúmeras vezes na volta já era chuva e nada de andar contando passos poças e paradinhas. Evitando as molhadas, esgueirando cada cantinho sem pingos e pingões mais de sete horas na volta, pulando poças sem ritmo molhando sem graça alguma extremidade própria. É verão.
Água inchando o quintal pequeno. Olhar pela frestinha, na janela do corredor de costura apinhado de trens e trecos da Jorginalva que agora casa menos tem, no meio da chuva que não foi embora afora ainda aumenta-aumenta água na terra. Fez d’uns poça-com-poça um descaminho sem ritmo e impulável. Dormir comer dormir dormir noites e dias semanas adentro tevê ligada: ...moradores do Jardim sofrem mais uma vez com as chuvas de verão. Desde quinta-feira (17), as ruas fétidas estão inundadas. Hoje, quem vive na região enfrentou mais metros cúbicos de  alagamentos imundos. No período da manhã, um caminhão superbomba sugou a água contaminada das ruas do bairro e mandou de volta para o Rio, choveu ainda mais e mais, a operação não surtiu muito efeito saudável. Em razão disso, no começo da tarde os técnicos da Defesa Civil estiveram no local para mais outra vez investigar o problema. Choveu ainda mais, água nojenta chegou à cinco palmos dos telhados.
... tevê apagou de vez.
O Cego descobriu logo que o bom vento chegou sem trazer agua-chuva no caminho nem nuvem-chuva. Assobiou as coordenadas de vez, o Manco entendeu o primeiro trecho, trajetória até a cumeeira da escola pintada de laranja. O Cego atrazfastou uns passos o suficiente para o Manco exercer labrigadeira condição de pilotagem segura de vez o Cego passageirou sem |a|crobacias |a| cidentais durante o mapeado invisível: Os silvos |a|sinfoniados da parentada comunicava variadas versões sem versos da morte do Bichano e gato em lisboeta, juramentos em pardalês, testemunhas. Os dois pardais não duvidam e têm dó na certeza que o peludo, quatro patas e um rabo, olho de vidro, afogaram a última e íntima vida. Foram curar a náusea da fedentina nas jambeiras perfumadas de Bonsucesso.
CG.