26 agosto, 2012

onze.três. Parte hum,


três. Parte hum,  

 

apareceu com os cabelos pintados num rosa que foi arroxeando com a frequência no uso do shampoo errado.

 A mãe decidiu que era tempo d'Ella dormir em casa mais, procurou trazer a prima de Paranávargem pra morar com a mãe na venda. De até dar mais atençãolhares para Ella e ir aos passeios, ao shopping sempre que o tempo permitisse ou não.

Foi aquele esforço todo para o pai dar mais atençãolhares pra Ella, até levar nas viagens do Grupagode embora naquela idade de quatorze anos seja tão difícil aquele pai olhar mais de perto as loucurinhas d'Ella, as pirracinhasd’ Ella.

As fantasias d'Ella ficavam bem guardadas nas dobras e cantinhos das coisas que as meninas guardam por todo-lado, ao lado dos autógrafos impressos nas imagens brindes, nas revistas da moda e dicas de beleza e fofocas e enquetes pra ser lindona um tempão no futuro e agora também que é de pequena que se estica destorce o nariz e treina o rímel. E na multidão de confecções pelas gavetas.

Quando os peitos empinaram de vez e aprendeu a gostar mais da cor morenagostozona, do encaracolardoscabelos morenagostozona, da altura morenagostozona, dos grossos lábios morenagostosona e os shows Grupagode do pai já eram... Decidiu que ia ser miss e entrou em todos os concursos de beleza e mudou-se de vez para a casa grande azul e branca no alto da pedra pequena

ninguém falou que feriado era aquele.

Alguém quis dizer que nunca tinha visto cena tão indigna: Nem velho que já tinha rodado o país representando remédio de farmácia em farmácia, nem gato que já tivesse vivido as cinco ou seis ou sete. Sete é conta de mentiroso. Na manhã da avenida mais paulistana de sábado o movimento morno olhando com sono. Atrazfastando os sons mecânicos se podia ouvir nas goiabeiras de longe e de perto os pardais mais brilhantes, mais |a|finados que as maritacasquinhentonas do pomarzito do sobradão Pasteur

ninguém falou que feriado era aquele

o corpo ali naquele chão tão cheio de pegadas dos passantes marcadas no cimento e Ella ali com um ar de anjo deitada no tapete felpudo invisível parecia confortável... sombra da goiabeira... Com brisa da manhã passando devagar pelo rosto e retirando grão-a-grão poeira, revelando a doce pele morenagostozona e a maquiagem indelével, ali, miss, pronta para as fotos da polícia e dos curiosos hipnotizados pelo olhar lânguido e final.

Quando na flor da idade apareceu morta na travessa da avenida paulista, na clara preguiça manha de começar sábado, meia rasgada sandália dourada vestidinho comportado unhas perfeitas bolsa abertamarelatoda esvaziada, com aquele mini chaveirinho dourado de cliente preferencial do salão Hair Bonsucesso e sem o anel de pedra vermelha presente atençãolhar do pagodeiropai para os cumpleanos da maioridade. Avó morreu de choque, o bar de petiscos comidas cachaças e preguiça na conversa mole de gente que nunca pescou um peixe e tem um sete invisível em qualquer história... Fechou pra sempre no brejão da margarida. A casa em frente do gato filho faz tempo está com aquela placa escrita de mão para alugar, com aquela letra da prima de Paranávargem.